domingo, 14 de agosto de 2011

Sêmen - Terceira Parte (Poder) - Cap. III

Sêmen - Terceira Parte - Poder

III

Houve um tempo em que os humanos para o Conciliador lançavam seus olhos em atenção descomedida. Depois consumidos pelo desvario dos objetos precisos, tão utilitários, a resolver aparentemente todas as questões, deram por duvidar e emperrar toda possibilidade de avanço no caminho. O círculo se fez e Conciliador triste chamou-se Litígio. E hoje, Litígio se conformou, abortou a língua fluida por onde se podia nadar livremente. Litígio secou de tanto gritar. Agora Litígio é silêncio. Em pouco tempo caminha cansado, de pernas trôpegas, a afundar em desvario. (Keila)

Em algum momento se percebeu que somos essencialmente individualistas, embora seres sociais; porém, sociais por convenção e interesse, não por convicção. Por isso, talvez, nenhum sistema político seja perfeito. Porque há o Homem. E porque há o Homem, há subjetividade, há conflitos de interesses, há desejo pela dominação completa de todos os demais. Os dominadores são capazes de controlar milhões apenas com a Palavra. Pelo medo ou pela admiração, com falácias e sem escrúpulos, o Dominador torna-se invencível, e assim se vê, pela repetição dos atos, até que ninguém mais o questione. Os que ousam, morrem. (Fabiano)

Uma escolha para harmonizar teu hoje: penses somente em tu; sendo assim, seria mais fácil execrar tua prole. O cansaço se faz da mãe natureza, o círculo de fogo das artesãs foi apagado. Comodidade não poderia ser deixada de lado pelo bem comum, correto? Faça alguém esconder tua prole, pois o futuro não virá. País do futuro não virá!  Do caminho tire essa pedra, o teu existir, Litígio; teu silêncio comedido, tuas pernas afundadas no próprio discurso errôneo. Harmonia vil. (Eliéser)

Um comentário:

  1. Ainda existe um certo "lugar quebrado" na escrita de vocÊs 3. realmente percebe-se a força individual, mas ao menos neste arco ainda falta um caos harmonizado nos textos.

    estarei atento para ler mais e mais de vocês

    ResponderExcluir